5 tipos de tecidos para o seu uniforme

Escolher o uniforme para uma equipe não é uma tarefa fácil, não é? Foi pensando nisso que preparamos essas dicas para você escolher o tecido ideal para seu time.

Provavelmente você que está lendo esse texto não é estilista, alfaiate ou alguma profissão do tipo, o que faz crer que termos como algodão, poliéster, piquet, brim e malha fria sejam termos pouco usuais no seu dia. No entanto, você precisará compreender um pouco sobre alguns deles na hora de pesquisar sobre o uniforme para sua empresa.

A escolha de um tecido que seja compatível com as atividades da sua equipe é algo primordial para a adesão de todos, por isso é importante observar no seu ambiente de trabalho fatores como atrito, contato com poeira, temperaturas altas e baixas. Isso porque cada uma dessas situações necessita de um tipo de tecido apropriado, tanto para segurança do colaborador, como para durabilidade das peças.

Para facilitar sua escolha do uniforme perfeito, separamos alguns tipos de tecidos e quais suas principais características.

Algodão

Primeiro o Algodão pois a maioria dos tecidos utilizados em confecção de uniformes tem alguma porcentagem de algodão em sua composição, seja para uniformes operacionais, sociais, escolares ou hospitalares, por ser uma fibra natural oferece leveza no toque e conforto à qualquer peça. Nós aqui da Brasil Confecções trabalhamos com diversos tipos de tecido planos e tubulares em que a porcentagem de algodão varia de 0 a 100% dependendo do artigo, a indicação de qual porcentagem utilizar vai ser definida a partir do tipo de uso do uniforme que será desenvolvido aliada à expectativa do nosso cliente para as peças que serão entregues.

Poliéster

O poliéster, assim como o algodão, aparece em diversos tecidos utilizados na confecção de uniformes. Ele é uma fibra que as pessoas geralmente têm certo receio de usar por ter fama de ser quente, e realmente, se comparado com o algodão sua trama é mais fechada, ou seja, o tecido respira menos, porém isso se aplica a tecidos de poliéster de baixa qualidade, quando utilizado um tecido de qualidade certificada pode ser um ótimo aliado por apresentarem ótima resistência e durabilidade, não amassam com facilidade e secam mais rápido. Os uniformes chamados “inteligentes” hoje são mistos de algodão com poliéster pois unem as melhores características de cada peça.

Piquet

Assim como os outros artigos já citados acima também tem variações em sua composição, e a que mais utilizamos e sugerimos é a 50% algodão 50% poliéster. Ideal para confecção de Camisas Pólo que junto com a Camisa Social, se coloca como item essencial em qualquer guarda roupa. Pode ser utilizada tanto para trabalho, quanto para lazer. Nas empresas é muito utilizada em cargos de supervisão, representação comercial ou até mesmo para Casual Day em determinado dia da semana.

Brim

Muito indicado para a produção de jeans, calças e jalecos operacionais utilizados em diversos segmentos da indústria e serviços, o brim é destinado às tarefas mais pesadas por apresentar maior resistência ao atrito, durabilidade e segurança para quem o utiliza. As composições podem ser 100% algodão ou mista de algodão com poliéster, também variando de acordo com o tipo de atividade exercida.

Malha fria

A malha fria é um tecido misto com composição de poliéster e viscose, utilizado principalmente na confecção de camisetas.  É o material mais indicado para camisetas que vestem colaboradores que exercem atividades operacionais, que precisam de leveza, conforto e agilidade por se movimentarem bastante ao longo do dia. Além disso, oferece melhor custo benefício que a camiseta 100% algodão que tem maior tendência ao desgaste e desbote proporcionalmente à quantidade de lavagens da peça. É um ótimo tecido também para confeccionar uniformes escolares, camisetas para eventos e de turmas de faculdade, mas cuidado, certifique-se de que estão utilizando uma malha de qualidade comprovada. A que usamos na produção da Brasil Confecções contém fator de proteção solar UV 20 e tecnologia Anti-Pilling que evita a formação de bolinhas e garante o aspecto de nova por muito mais tempo.

Pront@ para solicitar seu orçamento de uniforme?

Depois dessas dicas, ficou muito mais fácil aumentar a visibilidade, credibilidade e o profissionalismo da sua empresa, não é? Agora você pode ter a sua equipe usando o melhor uniforme da cidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.